Madame Satã
Semana Passada , até que enfim , resolvi assistir Madame Satã , depois de passar uns três anos ouvindo meus amigos falarem bem desse filme , e me dizendo que eu deveria vê-lo . Sem dúvida é um ótimo filme . Um espetáculo cinematográfico esteticamente cru , visceral , e denso . opção do cineasta Karim Aisnouz , que foi , indubtavelmente , a escolha ideal para retratar um personagem tão passional e polêmico .
O filme acompanha a trajetória do lendário homossexual , desde a época que ele se apresentava no palco de uma boate da Lapa , até a sua consagração no Carnaval Carioca com a fantasia "Madame Satã", que lhe renderia seu imortal pseudônimo .
A Estética do filme deve muito ao cinema do alemão Fassbinder , em sua ambientação realista e ao mesmo tempo plástica ; e também ao cinema noir americano ( filmes sombrios de detetives particulares ) , na iluminação sombria que o diretor de fotografia Walter Carvalho criou para retratar a Lapa noturna dos anos 30 ( que aliás cai como uma luva ) .
Falando em Walter , devo dizer que esse é um de seus melhores trabalhos . Desde a já citada iluminação noir , até as propositais perdas de foco que ele adota como Linguagem ( artifício que ele também utilizou em Lavoura Arcaica ) , a fotografia criada por Walter é deslumbrante . Sem
a sua fotografia , o filme , com certeza , não teria o mesmo impacto .
Mas o que é , de fato , indiscutível , é que "Madame Satã" não seria o mesmo filme sem a magistral atuação de Lázaro Ramos . Lázaro está brilhante , e chega a ser assombrosa a forma com que ele incorporou o personagem . Desde os trejeitos homossexuais , até os números musicais que ele executa na pele do personagem , ele está perfeito , e o nível de entrega ao personagem á que se expôs , é algo raríssimo de ser visto , e digno de reverência . Dificilmente , Madame Satã seria um filme tão denso com outro ator , pois a intensidade e o poder que Lázaro dá ao personagem são únicos .
Porém , para os que se chocaram com a cena de sexo de "Brokeback Mountain " , aqui segue um aviso : Madame satã tem , talvez , as cenas de sexo homossexual mais realistas já filmadas na história do cinema brasileiro . Entretanto , as cenas não são apelativas ou sensacionalistas , pois estão completamente inseridas na estética crua e visceral que Karim adotou . Essas cenas são , sem dúvida , componentes dramáticos importantes ao filme .
De qualquer forma , Madame Satã deve ser assistido como um dos filmes mais densos e viscerais desde a retomada do nosso cinema , na segunda metade dos anos 90 . Um filme essencial a qualquer fã e/ou entusiasta do nosso cinema . Obrigatório .
Alexander Ribeiro
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