Sunday, December 20, 2009


Espinhos


O cinema de Horror teve , entre suas maiores obras-primas , muitas produções independentes , realizadas com pouquíssimo dinheiro e muita paixão . Longas como Evil Dead , O massacre da Serra elétrica e A Noite dos Mortos-vivos são alguns exemplos disso . Nos últimos anos , o número de boas produções independentes no gênero cresceu . É o caso de filmes como Colin , End Of The Line e Cabana do Inferno . Espinhos (Splinter no original) é o último exemplar dessa safra , que assisti . O filme não chega ser uma obra-prima , mas parte de uma premissa original e graças a direção segura é mais um bom exemplar do gênero .

Espinhos conta a história de um jovem casal que resolve ir a uma área de reserva ambiental pra acampar . Durante a viagem , eles são abordados por um casal de criminosos , que os sequestra para que os levem ao México . No caminho eles param num posto de gasolina para abastecer , e a mulher criminosa é atacada por um homem cujo corpo está cheio de espinhos . Ela morre , e seu parceiro e o casal sequestrado acabam descobrindo que aqueles espinhos são uma estranha forma de vida que se hospeda em corpos humanos e alimenta deles , o que os obriga a ficarem confinados na loja de conveniência do posto para lutarem por suas vidas .

Tendo , basicamente , uma única locação (o posto) , elenco de apenas 6 pessoas e roteiro simples mas original , Espinhos é diversão genuína . A montagem rápida (que em alguns momentos se torna incômoda , por impedir que vejamos com clareza alguns detalhes )e a direção competente do especialista em efeitos especiais Toby Wilkins , tornam o filme tenso , fazendo com que o espectador nunca fique entediado . Os personagens , apesar de serem simples são verossímeis , o que permite que nos identifiquemos com eles e torçamos por sua salvação .

A criatura do filme , apesar de nunca ser mostrada em sua totalidade , eh bem grotesca , o que valeu ao filme um prêmio de maquiagem no Screamfest . O filme ainda levou os prêmios de roteiro e direção .

Ao contrário da maioria dos exemplares insossos do gênero que Hollywood produz , Espinhos é bom , empolgante e sincero . Eu recomendo . E longa vida ao cinema independente de gênero !


Splinter , 2008 . Direção : Toby Wilkins , Elenco : Jill Wagner , Paulo Constanzo , Shea Wingham .

1 Comments:

At 7:42 PM, Blogger Unknown said...

Esse Splinter é um filmaço!!!

 

Post a Comment

<< Home