Thursday, March 29, 2007



Madame Satã





Semana Passada , até que enfim , resolvi assistir Madame Satã , depois de passar uns três anos ouvindo meus amigos falarem bem desse filme , e me dizendo que eu deveria vê-lo . Sem dúvida é um ótimo filme . Um espetáculo cinematográfico esteticamente cru , visceral , e denso . opção do cineasta Karim Aisnouz , que foi , indubtavelmente , a escolha ideal para retratar um personagem tão passional e polêmico .


O filme acompanha a trajetória do lendário homossexual , desde a época que ele se apresentava no palco de uma boate da Lapa , até a sua consagração no Carnaval Carioca com a fantasia "Madame Satã", que lhe renderia seu imortal pseudônimo .


A Estética do filme deve muito ao cinema do alemão Fassbinder , em sua ambientação realista e ao mesmo tempo plástica ; e também ao cinema noir americano ( filmes sombrios de detetives particulares ) , na iluminação sombria que o diretor de fotografia Walter Carvalho criou para retratar a Lapa noturna dos anos 30 ( que aliás cai como uma luva ) .


Falando em Walter , devo dizer que esse é um de seus melhores trabalhos . Desde a já citada iluminação noir , até as propositais perdas de foco que ele adota como Linguagem ( artifício que ele também utilizou em Lavoura Arcaica ) , a fotografia criada por Walter é deslumbrante . Sem
a sua fotografia , o filme , com certeza , não teria o mesmo impacto .


Mas o que é , de fato , indiscutível , é que "Madame Satã" não seria o mesmo filme sem a magistral atuação de Lázaro Ramos . Lázaro está brilhante , e chega a ser assombrosa a forma com que ele incorporou o personagem . Desde os trejeitos homossexuais , até os números musicais que ele executa na pele do personagem , ele está perfeito , e o nível de entrega ao personagem á que se expôs , é algo raríssimo de ser visto , e digno de reverência . Dificilmente , Madame Satã seria um filme tão denso com outro ator , pois a intensidade e o poder que Lázaro dá ao personagem são únicos .


Porém , para os que se chocaram com a cena de sexo de "Brokeback Mountain " , aqui segue um aviso : Madame satã tem , talvez , as cenas de sexo homossexual mais realistas já filmadas na história do cinema brasileiro . Entretanto , as cenas não são apelativas ou sensacionalistas , pois estão completamente inseridas na estética crua e visceral que Karim adotou . Essas cenas são , sem dúvida , componentes dramáticos importantes ao filme .


De qualquer forma , Madame Satã deve ser assistido como um dos filmes mais densos e viscerais desde a retomada do nosso cinema , na segunda metade dos anos 90 . Um filme essencial a qualquer fã e/ou entusiasta do nosso cinema . Obrigatório .


Alexander Ribeiro

Sunday, March 25, 2007


O Massacre Da Serra Elétrica - O início


Eu adoro filmes de terror . E se há um filme que amo é "O Massacre Da Serra Elétrica " de Tobe Hooper . Apesar de não considerá-lo um grande filme , é um filme de terror eficiente e sincero , feito com pouca grana e muito tesão . Apesar do roteiro não ter nada demais , Hooper deu uma cara original ao filme , através do tom debochado com que retrata os personagens , da cenografia suja , e da montagem criativa , e acabou por transformá-lo num clássico do gênero.


Quando fui assistir o remake do Massacre ... , assim que foi lançado , estava esperando uma bomba no estilo lenda Urbana . " Um remake do Massacre ... produzido por Michael Bay ? Só pode dar em bomba ..." pensei . Mas acabei me surpreendendo , pois apesar de usar uma estética de videoclipe , o filme é bastante fiel ao espírito do original : o tom de deboche e a estética suja estão presentes , mesmo que em doses bastante inferiores ; o filme se passa na década de 70 , assim como o original , o que aproxima os dois filmes ; a família de canibais é louca e bizarra como no original ; Leatherface é idêntico ao original , sem tirar nem pôr . Claro que há pontos fracos : O filme é muito sério em relação ao original , muito limpinho , e o elenco com cara de modelos de grife acaba dando uma cara artificial ao filme (apesar de termos o prazer de vermos Jessica Biel correndo de camiseta molhada ) . Mas apesar de tudo , o filme é legal e acima da média dos remakes que Hollywood produz .


Essa semana assisti o novo "O massacre ... o início " , que acabou de ser lançado em DVD sem ter passado pelos nossos cinemas . O filme é entretetenimento de primeira e não desmerece seu antecessor . A estética é a mesma , e o roteiro traz boas idéias ao mostrar o nascimento de Leatherface , dar detalhes de sua infância e mostrar seu primeiro assassinato . Para fãs de gore ,

o filme não decepciona , mostrando muitas tripas e sangue . Os atores e atrizes ainda tem cara de modelos de grife , porém funcionam bem no filme . Outra boa idéia do roteiro é citar a guerra do Vietnam , idéia que ajuda a contextualizar o filme , que se passa em 1969 . O ator que interpreta o psicopata que se veste como policial continua brilhante , assim como no filme antecessor . Destaque para a atriz brasileira Jordana Brewster ( velozes e furiosos ) , linda como de costume .


Alexander Ribeiro

Tuesday, March 20, 2007



Gente , devido a um erro meu o poster de "Serpentes á Bordo" não entrou ao lado da resenha . De qualquer forma aí está ele .

- Serpentes á Bordo -

Alguns filmes são criados á partir de ídeias tão absurdas que se tornam impossíveis de serem levados á sério . Porém ás vezes , seus realizadores os levam á sério , o que faz com que eles se tornem péssimos filmes . É o caso de "Armageddon" por exemplo . Entretanto , quando realizadores não levam seus filmes á sério , e apenas relaxam e se divertem , Esses filmes se tonam entretenimento de primeira linha . É o caso de filmes como "Piranha II - Assassinas e Voadoras " , "Bubba Ho-Tep" , e do recente "Serpentes á Bordo" que tem Samuel Jackson como protagonista .

No Filme , um sujeito que pratica esportes radicais (não lembro o nome do personagem ), presencia por acaso um assassinato . O assassino , um mafioso chinês , então tenta matá-lo , mas ele é salvo pelo agente do FBI interpretado por Jackson ( desculpem , mas sou péssimo com nomes ) . O agente passa então a ser responsável pela segurança da testemunha , por isso , tem de levá-lo de avião até Washington , onde ele vai depor contra o mafioso . Porém , o algoz utiliza uma estratégia nada comum para dar cabo da testemunha : infesta o avião com cobras de todo o tipo .

Partindo dessa ídeia exdrúxula e indiscutivelmente original , o roteiro é uma sucessão de disparates e situações absurdas , que só funciona por não ser levado á sério em nenhum momento pelo diretor . Os bons efeitos especiais , e a sempre ótima atuação de Jackson são pontos altos , que só contribuem para que o filme seja diversão de primeira . Destaque também para o impagável personagem do Rapper obcecado por higiene .

Com certeza um dos longas mais divertidos dos últimos cinco anos , Serpentes á Bordo é obrigatório para qualquer fã de cinema pipoca .


Alexander Ribeiro

Saturday, March 17, 2007

Esse Blog Não Morreu !!! Novas Postagens Em Breve !!!!